14 Animais muito exóticos

 

A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.

Arthur Schopenhauer

14 Animais muito exóticos

Com características bem peculiares, eles impressionam por suas formas bizarras, comportamentos estranhos, ataques violentos, picadas mortais e rara beleza.

14 - Peixe-morcego


Encontrado nas Ilhas Galápagos e na costa do Peru, os peixes-morcegos têm cabeças largas e planas, com corpos esbeltos e são cobertos com caroços e espinhos. Alguns espécimes têm o focinho alongado e virado para cima. Crescem no máximo 36 cm de comprimento, são nadadores ruins e geralmente andam no fundo, com barbatanas peitorais e pélvicas espessadas. A maioria vive no fundo do mar, mas alguns habitam águas rasas. Vídeo!

13 - Chitra chitra


© Krishna Kumar Mishra / Wikimedia Commons

Tartaruga asiática de casco macio, considerada a maior tartaruga de água doce do mundo, crescendo mais de 1,2 metros de comprimento e pesando até 254 kg. Apesar de sua aparência, essa enorme espécie é um predador de emboscada altamente especializado. Pode estender rapidamente a cabeça e o pescoço enquanto expande simultaneamente a boca e a garganta para aspirar peixes num piscar de olhos!
A tartaruga asiática de casco macio é uma das três espécies do gênero Chitra. Juntas divergiram de todas as outras tartarugas vivas há mais de 40 milhões de anos. Infelizmente, está na lista vermelha da IUCN como criticamente em perigo de extinção. A espécie está ameaçada pela exploração de alimentos e pelo comércio internacional de animais de estimação, coleta de ovos e é acidentalmente morta pelas práticas de pesca em toda a sua extensão. Além disso, após a construção de barragens em seu alcance, seus habitats são frequentemente inundados, sabotando os ninhos. Vídeo!

12 - Okapi

© depositphotos

O okapi, também conhecido como “girafa da floresta”, é um dos mamíferos mais antigos da Terra e ficou conhecido no mundo ocidental somente no início do século XX.
Para a República Democrática do Congo, onde é exclusivamente endêmico, ele é um símbolo nacional e cultural e está protegido desde 1933. Contudo, a sua existência está sob grave ameaça devido ao impacto das atividades humanas, e está quase que inteiramente dependente do santuário da floresta para sua sobrevivência. O desmatamento, com a caça furtiva e a mineração, levaram ao seu declínio precipitado e perigoso. Em 2013 foi constatado que sua população havia despencado 50% em apenas três gerações (cerca de 15 anos). Em função disso foi criado o Okapi Conservation Project (Projeto de Conservação Okapi) que trabalha na RDC e em todo o mundo para promover sua sobrevivência.
Eram originalmente reconhecidos como parentes da zebra por causa das suas listras. Mais tarde foi descoberto que eles são os únicos parentes vivos da girafa. O okapi tem até 1,5 metro de altura no ombro e um comprimento médio do corpo de 2,5 metros, o seu peso varia de 200 a 350 kilos e podem viver até 30 anos. Vídeo!

11 - Umbonia Spinosa

Popularmente conhecido como inseto espinho, este espécime é do grupo de insetos das cigarras. Essa família é mais conhecida pela característica do seu Pronoto (parte dorsal do primeiro segmento do tórax dos insetos) ampliado e ornado, expandido em formas ponteagudas e coloridas, que aumentam sua camuflagem ou mimetismo, muitas vezes parecendo espinhos de plantas, o que ajuda afastar seus predadores.


A cor da Umbonia Spinosa varia do amarelo ao verde e ela se alimenta da seiva das plantas. Pode ser encontrada no México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Peru e Brasil. Vídeo!

10 - Jerboa-de-orelha-longa


São encontrados na região palearctica e em maior número do extremo sul da Mongólia até as regiões desérticas do noroeste da China, em vales arenosos cobertos com arbustos de baixo crescimento. O comprimento da cauda do jerboa-de-orelha longa é de 15 a 16 centímetros e o comprimento do corpo é de 7 a 9 centímetros. Alimentam-se de insetos e seus maiores predadores são corujas e raposas. Vídeo

09 - Sapo de Vidro


© Jaime Culebras

Foi descoberto em 1973 na Costa Rica, mas é também encontrado no Equador, Panamá e Colômbia. Atualmente sua população só continua estável na Costa Rica, que tem um maior compromisso com o meio ambiente e conservação de suas florestas, nos outros países ele é melhor encontrado em reservas e áreas protegidas, por causa da poluição e exploração de petróleo, desmatamento e o agronegócio.
Ele é bem pequeno, os machos adultos variam de 19,5 a 24,00 milímetros e as fêmeas adultas de 22,5 a 26 mm. Sua translucidez, o ajuda a se camuflar de predadores de uma forma incomum, mascarando o contorno do corpo. Vídeo!

08 - Porco do Mar


Conhecido também por Porco Marinho ou Pepino do Mar, pertence ao mesmo grupo das Estrelas do Mar e Ouriços, que são os equinodermes. Seu tamanho vai de 8 a 14 centímetros de comprimento e rastejam lentamente pela lama macia com seus pés de tubo alongados, que impedem que ele afunde.
Sua função ecológica faz jus ao nome, pois se alimentam de depósitos, cavam pedaços de algas e animais em decomposição. Para isso, possuem 10 tentáculos sensoriais longos ao redor da boca, chamadas papilas, que os ajudam a encontrar alimentos ricos em nutrientes que vem de águas mais rasas. Suas populações são diretamente influenciadas pelo que está ocorrendo na superfície do oceano. Por exemplo, grandes grupos de porcos-marinhos podem ser encontrados banqueteando-se perto de carcaças de baleias afundadas e outros alimentos que caem no fundo do mar. Vídeo!

07 - Sapo Roxo


Encontrado somente nos Gats Ocidentais da Índia, esse espécime passa grande parte de sua vida no subsolo, emergindo rapidamente por alguns dias a cada início das monções para procriar. O Sapo Roxo vem evoluindo de forma independente há cerca de 100 milhões de anos, trata-se um espécime fossorial (escavador). Foi negligenciado pela ciência por muito tempo, sendo formalmente descrito apenas em 2003, apesar de já ter vários nomes locais.
Vive em solos arejados e úmidos e se alimentam de pequenos invertebrados, principalmente cupins. O estilo de vida fossorial do sapo roxo o torna muito difícil de ser estudado e não há estimativas atuais sobre a sua população.

06 - Casuar


Ave de grande porte, com altura de até 1,5 m e peso de até 60Kg, é considerada uma das aves mais perigosas do mundo, pois são geniosas e agressivas, atacam com seu bico afiado e grandes garras, sua patada pode arrancar um membro. Além disso, pode saltar quase 1 metro e ainda nada bem.
Nativa do nordeste da Austrália e a Nova Guiné, o Casuar é uma ave da família das Avestruzes e Emas, chamadas aves ratitas. São muito curiosas e costumam imitar movimentos de humanos depois de observá-los atentamente. Preferem viver em zonas de floresta tropical, com grande número de árvores frutíferas, das quais se alimentam. Neste ambiente ela desempenha uma importante função ecológica de dispersar as sementes das árvores. O Casuar é uma figura importante na mitologia das populações nativas da Oceania e representa geralmente uma figura maternal. Uma mãe brava! Vídeo!

05 - Peixe-Papagaio-Azul ou Bodião Azul


Encontrados em grande parte do Atlântico ocidental, dos Estados Unidos, passando pelas Bahamas e Bermudas, até o Rio de Janeiro.
Os adultos medem entre 30 e 100 centímetros de comprimento, com um peso aproximado de 30 quilos. Donos de um sorriso simpático e dentes potentes, inclusive no interior da sua garganta,  vivem em recifes de corais com profundidade que variam de 3 a 40 metros, estabelecendo uma relação simbiótica com eles: os corais dão proteção enquanto eles consomem o excesso de algas.

04- Formiga Panda


© Chris Lukhaup / Wikimedia Commons

Dona de um picada extremamente dolorosa que pode abater um boi com 6 a 8 delas. O veneno contido no ferrão tem atividade citotóxica, ou seja, danifica as células do corpo. Para os humanos só representam perigo se houver alergia às suas toxinas. Nesse caso, existe o risco de choque anafilático. São nativas da costa central do Chile e da Argentina, mas recentemente foram avistadas em partes do México e no sudoeste dos Estados Unidos. Esses insetos preferem viver em ambientes de clima ameno, com solos arenosos e com drenagem livre de areia (nos quais eles podem cavar uma toca) e são frequentemente vistos perto de regiões costeiras ou em desertos. Ao contrário de outros insetos, as formigas pandas não vivem em colônias, mas são animais solitários. A formiga panda é termofílica, o que significa que elas são mais ativas após o pôr do sol, quando as temperaturas esfriam.

03 - Camarão Mantis


Também conhecido como lacraia-do-mar, lagosta-boxeadora, tamarutaca ou camarão-louva-a-deus-palhaço, possui um dos ataques mais poderosos do reino animal. A energia elástica é armazenada numa mola mineralizada em forma de sela, gerando uma pressã de 60 quilos por centímetro quadrado. O golpe desferido pode chegar a 80 quilômetros por hora e uma aceleração como a de uma arma de fogo de pequeno porte.

02 - Galo Silvestre ou Tetraz


Ave da América do Norte que vem se tornando rara por causa da perda do seu habitat, esse espécime tem um ritual de acasalamento muito curioso: na primavera os machos se reúnem e dançam de forma cadenciada, pronunciando as suas longas papadas plumadas. Vídeo!

01 - Mariposa Poodle


Ainda pouco conhecida, este pequeno inseto teve seu primeiro registro em janeiro de 2009 pelo Dr. Arthur Anker , zoólogo do Quirguistão-Ásia e que atuou na Universidade Federal do Ceará (UFC) onde fez pós-doutorado. A foto foi tirada durante uma viagem à Venezuela.


Destaques

Mais Artigos

Também conhecida como árvore-do-chá, é originária da Austrália, onde tem sido usada há séculos...
(5386)

Fascinante, a Águia Harpia (Harpia harpyja) é uma espécie de ave de rapina endêmica da América do Sul e é...
(4340)