3 Chás para fortalecer a imunidade

 

A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.

Arthur Schopenhauer

3 Chás para fortalecer a imunidade

Em tempos de pandemia, fortalecer o sistema imunológico se torna ainda mais importante, por isso selecionamos três chás com propriedades que tem esse propósito.

Primeiro, atenção aos cuidados na utilização de plantas medicinais.

É importante ressaltar que o uso dessas plantas seja feita sob orientação de um fitoterapeuta ou profissional de saúde, pois o modo de usar e a dosagem pode variar de acordo com cada organismo, podendo gerar efeitos colaterais.
Plantas que regulam o sistema imunológico merece ainda mais cuidado para as pessoas que têm algum câncer ou estão em tratamento, ou doenças autoimunes como o Lupus, por exemplo, já que os princípios ativos dessas plantas podem interferir nos resultados dos tratamentos e/ou agravar os sintomas.
Em gestantes, mulheres em amamentação e crianças até 3 anos, o uso de chás deve ser bem regulado.
De qualquer forma, caso esteja fazendo algum tratamento ou tem alguma doença, consulte seu médico antes de iniciar o consumo regular desses chás!
Não nos responsabilizamos pelo uso indevido dos chás listados abaixo.

01 - Chá de Ginseng


Milhares de literaturas descreveram o papel diversificado do ginseng, ou Panax ginseng, em processos fisiológicos, como câncer, distúrbios neurodegenerativos, resistência à insulina e hipertensão. Em particular, o ginseng tem sido amplamente relatado para manter a homeostase (equilíbrio) do sistema imunológico e aumentar a resistência a doenças ou ataques microbianos através da sua regulação.  O ginseng tem ainda forte ação antioxidante que ajuda a proteger as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres.

Resultados de pesquisas clínicas demonstram que o Panax ginseng pode melhorar a função psicológica, a função imunológica e as condições associadas ao diabetes. No geral, o Panax ginseng parece ser bem tolerado, embora seja recomendável cautela quanto ao uso concomitante com alguns medicamentos, como varfarina, agentes hipoglicêmicos orais, insulina e fenelzina. Panax ginseng não está associado a melhora do desempenho físico.

Modo de preparo

  • 10 gramas de raiz de ginseng;
  • 500 ml de água.

Colocar os ingredientes para ferver durante 15 minutos. Depois coar e deixar amornar. Beber 2 a 3 vezes por dia.


02 - Chá de Alho

Os benefícios do alho para a saúde são proclamados há séculos; no entanto, apenas recentemente o Allium sativum e seus derivados foram propostos como candidatos promissores para manter a homeostase (equilíbrio) do sistema imunológico. Repleto de antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e antivirais.

Modo de preparo

  • 1 dente de alho;
  • 1 xícara de água fervente;
  • mel a gosto.

Para preparar o chá de alho é muito simples, basta amassar o dente de alho, colocar em uma xícara e acrescentar água fervente. Tampe e deixe abafar por 10 minutos. Adoce com mel e consuma morno a cada 12 horas.


03 - Chá de Equinácea

Os fitoterápicos derivados de várias espécies do gênero indígena Echinacea estavam em uso em todas as planícies da América do Norte muito antes da introdução dos medicamentos europeus, principalmente como tratamentos para várias doenças e feridas infecciosas, o que fez deles muito populares em todo o mundo.
Estudos recentes comprovaram que certas preparações padronizadas contêm atividades antivirais e antimicrobianas potentes e seletivas.

Entretanto, existem outros estudos que indicam que a planta não é tão eficaz no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando apenas a aliviar os sintomas causados por infecções virais, como a gripe. De qualquer forma, o chá de equinácea é bastante seguro mesmo em grávidas e crianças com mais de 2 anos, podendo ser utilizado por quem deseja regular a imunidade.

Modo de preparo

  • 1 colher (de chá) de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente

Juntar os ingredientes na xícara e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber até 2 vezes por dia.


Referências

https://www.hindawi.com/journals/bmri/2012/769896/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14596440/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4417560/

 

Destaques

Mais Artigos

Também conhecida como árvore-do-chá, é originária da Austrália, onde tem sido usada há séculos...
(5386)

Fascinante, a Águia Harpia (Harpia harpyja) é uma espécie de ave de rapina endêmica da América do Sul e é...
(4340)