10 Flores amigas das abelhas para o seu jardim

 

A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.

Arthur Schopenhauer

10 Flores amigas das abelhas para o seu jardim

Apoie as abelhas plantando suas flores favoritas e contribuindo para a polinização, um processo vital para a reprodução de muitas plantas e também para a produção de alimentos.

Quando você imagina as abelhas se alimentando, flores do meio do verão, como girassóis ou bálsamo de abelha, podem vir à mente. Mas não negligencie os florescimentos precoces e tardios de outras flores que podem alimentar abelhas famintas quando emergem na primavera ou estão tentando vorazmente encher suas despensas antes do inverno – quando sua sobrevivência está mais em jogo.
Seja qual for o seu tipo de solo, zona climática ou exposição ao sol, existem centenas de plantas anuais e perenes amigáveis ​​às abelhas que você pode cultivar em seu jardim.

01 - Bálsamo de Abelhas (Monarda)
Uma das favoritas das abelhas, com flores pontiagudas únicas crescendo em cachos. Da família das mentas, ele se espalhar facilmente por rizomas subterrâneos (estrutura de caule onde o eixo principal da planta cresce horizontalmente ou logo abaixo do solo), então divida as colônias para mantê-las sob controle se estiverem expulsando outras espécies. Espécie perene de longa floração e popular também entre beija-flores e borboletas.

  • Exposição ao sol: pleno sol a meia sombra
  • Necessidades do solo: solo rico, úmido e com boa drenagem

 02 - Tremoço (Lupinus)
O gênero inclui mais de 199 espécies, com centros de diversidade na América do Sul e do Norte. As flores são produzidas em espirais densas ou abertas em uma haste ereta, cada flor com 1–2 cm de comprimento.
A maioria dos tremoços vendidos em centros de jardinagem são híbridos. Florescendo no início do verão, os tremoços não transplantam muito bem, mas se auto-semeiam com facilidade, então dê-lhes espaço para crescer e deixe-os onde estão.

  • Exposição ao sol: sol pleno
  • Necessidades do solo: solo médio e com boa drenagem

 03 - Serralha (Asclepias)
O gênero contém mais de 200 espécies distribuídas amplamente pela África, América do Norte e América do Sul. É hospedeira de larvas da borboleta monarca, embora todas as espécies sejam amigas das abelhas. Deixe-as semear por conta própria, pois não gostam de ser divididas ou transplantadas.
A maioria delas são tóxicas para humanos, principalmente devido à presença de substância leitosa (látex), que contém cardenolídeos (um tipo de esteróide que algumas plantas e animais usam como mecanismo de defesa).

  • Exposição ao sol: sol pleno
  • Necessidades do solo: solo médio e com boa drenagem

 04 - Sálvia (Salvia)
Sálvias vêm em formas anuais e perenes, quase todas muito atraentes para as abelhas. A erva sálvia comum (salvia officinalis) é uma planta perene frequentemente cultivada como anual, mas as verdadeiras plantas perenes incluem Salvia Azurea e a Salvia Pratensis, que florescem em meados do final do verão.
Possui quase 1000 espécies de arbustos, plantas perenes herbáceas e anuais.
O gênero está distribuído no Velho Mundo e nas Américas, com três regiões distintas de diversidade: América Central e América do Sul (cerca de 600 espécies); Ásia Central e Mediterrâneo (250 espécies); Ásia Oriental (90 espécies).

  • Exposição ao sol: pleno sol a sombra clara
  • Necessidades do solo: solo médio a rico e com boa drenagem

 05 - Hissopo (Agastache)
O hissopo de anis é um membro da família das mentas. É uma planta perene que pode formar touceiras que auto-semeiam e também se auto-propagam espalhando raízes subterrâneas. Seus espinhos de quase trinta centímetros florescem de junho a setembro, atraindo beija-flores, borboletas e abelhas. O gênero contém 22 espécies catalogadas e a maioria delas é muito ereta, com 0,5 a 3 metros de altura, com hastes rígidas e angulares revestidas de folhas dentadas e em forma de lança, variando de 1–15 cm de comprimento e 0,5–11 cm de largura dependendo da espécie.

  • Exposição ao sol: pleno sol a sombra clara
  • Necessidades do solo: boa drenagem

Veja também:
A importância dos polinizadores


 06 - Ásteres (Symphyotrichum)
Gênero com mais de 100 espécies e híbridos naturais de plantas herbáceas. A maioria dos ásteres floresce no final do verão e no outono, depois que a maioria das outras flores perdem o brilho. São de baixa manutenção e duradouros para qualquer jardim. Dê-lhes uma boa circulação de ar para evitar o oídio (parasita, fungo), são presentes de baixa manutenção e duradouros para qualquer jardim.

  • Exposição ao sol: pleno sol (algumas espécies em sombra parcial)
  • Necessidades do solo : solo rico e bem drenado

 07 - Penstemon (Penstemon)
Penstemons têm uma longa estação de crescimento, com algumas espécies florescendo desde o início do verão até o início do inverno. Eles podem ter vida curta, contudo, possuem o recurso de usar como proteção uma cobertura morta onde os invernos são rigorosos. Eles produzem flores tubulares em várias cores, de lavanda e rosa a amarelo e branco. Com mais de 200 espécies, eles podem ser encontrados em muitos habitats.

  • Exposição ao sol: pleno sol a sombra parcial
  • Necessidades do solo : boa drenagem

 08 - Baptisia (Baptisia)
São plantas herbáceas e perenes, com flores semelhantes a ervilhas, seguidas de vagens, que às vezes são infladas. Comumente conhecidas como falso índigo. Elas são usadas ​​há muito tempo como plantas corantes. Suas vagens secas fazem adições interessantes aos arranjos de flores. Azul falso índigo (Baptisia australis) é o mais comum e abre no início do verão.

  • Exposição ao sol: pleno sol a meia sombra
  • Necessidades do solo : rico, úmido e bem drenado

09 - Goldenrod (Solidago)
Gênero com cerca de 100 a 120 espécies de plantas com flores na família Aster. Goldenrods sinalizam a chegada iminente do outono. Eles são principalmente nativos da América do Norte, incluindo o México; algumas espécies são nativas da América do Sul e da Eurásia.

  • Exposição ao sol: sol pleno
  • Necessidades do solo: médio, úmido e bem drenado

10 - Erva-de-gato (Nepeta cataria)
Além de atrair as abelhas para a polinização, também exercem um fascínio sobre a maioria dos gatos, daí o seu nome.
Espécie herbácea do gênero Nepeta, da família Lamiaceae, a mesma da hortelã. É também um ingrediente popular em chás de ervas por suas propriedades sedativas e relaxantes.

  • Exposição ao sol: sol pleno
  • Necessidades do solo: médio e bem drenado

Fotos: CreativeCommons

Destaques

Mais Artigos

Também conhecida como árvore-do-chá, é originária da Austrália, onde tem sido usada há séculos...
(5386)

Fascinante, a Águia Harpia (Harpia harpyja) é uma espécie de ave de rapina endêmica da América do Sul e é...
(4340)