A Educação Ambiental (EA) nos conecta ao mundo a nossa volta, ensinando-nos sobre ambientes naturais e construídos. Ela aumenta a conscientização sobre os problemas que afetam o meio ambiente do qual todos nós dependemos, bem como as ações que podemos tomar para melhorá-lo e sustentá-lo.
Por sua importância, no dia 03 de Junho é celebrado o Dia Nacional da Educação Ambiental!
Quer trazendo a natureza para dentro da sala de aula, levando os alunos para fora ou encontrando momentos de aprendizado improvisado em uma caminhada pela natureza, a EA traz muitos benefícios para jovens, educadores, escolas e comunidades:
As habilidades de pensamento crítico e criativo são aprimoradas.
Incentiva os alunos a pesquisar e investigar como e por que as coisas acontecem e tomar suas próprias decisões sobre questões ambientais complexas. Ao desenvolver e aprimorar habilidades de pensamento crítico e criativo, a EA ajuda a promover uma nova geração de consumidores informados, trabalhadores, bem como políticos ou tomadores de decisão.
A aprendizagem transcende a sala de aula.
A EA não apenas oferece oportunidades de aprendizado experimental fora da sala de aula, mas também permite que os alunos façam conexões e apliquem seu aprendizado no mundo real, ajudando os alunos a ver a interconexão de questões sociais, ecológicas, econômicas, culturais e políticas.
A imaginação e o entusiasmo aumentam.
É um aprendizado prático e interativo que desperta a imaginação e desbloqueia a criatividade. Quando a EA é integrada ao currículo, os alunos ficam mais entusiasmados e engajados no aprendizado, o que aumenta o desempenho nas outras disciplinas.
Desenvolve a tolerância e a compreensão.
Incentiva os alunos a investigar os vários lados das questões para entender o quadro completo. Promove a tolerância de diferentes pontos de vista e diferentes culturas.
Estilos de vida saudáveis são incentivados.
A EA leva os alunos para fora da sala de aula deixando-os mais ativos, o que ajuda a resolver alguns dos problemas de saúde que estamos vendo nas crianças hoje, como obesidade, distúrbios de déficit de atenção e depressão. A boa nutrição é frequentemente enfatizada e o estresse é reduzido devido ao aumento do tempo em contato com a natureza.
Os padrões de aprendizado são atendidos por várias disciplinas.
Ao incorporar práticas de EA no currículo, os professores podem integrar ciências, matemática, línguas, história e muito mais em uma rica lição ou atividade, e ainda satisfazer vários padrões acadêmicos em todas as disciplinas. Fazer uma aula ao ar livre ou trazer a natureza para dentro de sala de aula, fornece um excelente pano de fundo ou contexto para o aprendizado interdisciplinar.
As comunidades são fortalecidas.
A EA promove um senso de lugar e conexão por meio do envolvimento da comunidade. Quando os alunos decidem aprender mais ou tomar medidas para melhorar seu ambiente, eles procuram especialistas na comunidade, doadores, voluntários e instalações locais para ajudar a reunir as pessoas afim de entender e abordar questões ambientais que afetam a região.
Alunos e professores são capacitados.
A EA promove a aprendizagem ativa, a cidadania e a liderança estudantil. Ele capacita os jovens a compartilhar sua voz e fazer a diferença na sua escola e em suas comunidades. Ela ajuda os professores a construir seu próprio conhecimento ambiental e habilidades de ensino.
Ações responsáveis são tomadas para melhorar o meio ambiente.
Ao ajudar os alunos a entender como suas decisões e ações afetam o meio ambiente, a EA constrói conhecimentos e habilidades necessárias para abordar questões ambientais complexas, bem como maneiras de agir para manter nosso meio ambiente saudável e sustentável.