Belas, imponentes e essenciais!
01 - Carvalho Anjo
Localizado na ilha de John, nos arredores de Charleston, Carolina do Norte, este carvalho tem cerca de 500 anos
Embora atinja quase 13 metros de altura, sua característica mais impressionante é o comprimento de seus galhos, o mais longo dos quais é de 7 metros!
02 - Eucalipto Arco-íris
Todos conhecemos o aroma do eucalipto, geralmente usado em esfregaços no peito e remédios para resfriado. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é o quão brilhantemente coloridas algumas espécies podem ser. Este é o eucalipto arco-íris cultivado no Havaí.
03 - Árvores de Mangue Juvenil
Embora existam poucas espécies de mangue, elas são um dos atores ecológicos mais interessantes e importantes para regiões costeiras. Os manguezais começam sua vida como uma semente na lama grossa e salgada nas áreas de maré ao longo das faixas costeiras tropicais e subtropicais. À medida que crescem para fora da água para suportar uma imensa copa verde-limão, suas raízes permanecem submersas, transformando-se em uma massa densamente emaranhada que abriga e auxilia na produção de mais de 1/5 da vida marinha. Sua massa insana de raízes também enfraquece a força dos ventos com força de furacões tropicais e poderosos tsunamis, tornando-os uma espécie-chave na prevenção da erosão da costa e dizimação da vida marinha, além de desempenhar um papel importante na salvação de milhares de vidas.
04 - Glicínias Japonesas
Embora possam atingir até 15 metros de altura e mais de 15 metros de largura, a Glicínia Japonesa é, na verdade, uma videira, não uma árvore. Elas produzem lindos ‘sprays’ de pequenas flores em azul, roxo, rosa ou branco. Elas atraem diferentes abelhas e borboletas, criando uma planta polinizadora maravilhosa em qualquer jardim, mas tenha cuidado; eles são conhecidos por ultrapassar muitas árvores e arbustos e podem sair rapidamente do controle se não forem podados com frequência.
05 - Árvores de Cipreste do Lago Caddo
O Lago Caddo fica na fronteira entre Louisiana e Texas e se estende por mais de 26,000 acres (365 campos de futebol). Onde estão as maiores florestas de cipreste do mundo, crescendo diretamente da água. Caddo é assim chamado pelos nativos americanos que se estabeleceram na região no final de 1600, cuja lenda fala da criação do Grande Lago a partir de uma gigantesca inundação.
06 - Árvore de Balete
Esta árvore em particular é local das Filipinas e se acredita ter mais de 600 anos. Elas podem chegar a 70 metros de altura e mais de 15 metros de largura, tornando-se uma das maiores árvores de seu tipo. Na cultura filipina esta árvore é considerada o lar de seres espirituais e sobrenaturais das lendas e folclore locais.
07 - Baobá
Esta árvore possui 9 espécies diferentes, seis delas são nativas de Madagascar, enquanto duas se originaram na África e uma, na Austrália. Também conhecida como a árvore “de cabeça para baixo”, pela forma como sua copa se assemelha às raízes de outras árvores, essa árvore é conhecida pelos africanos como a “Árvore da Vida”. Esse nome é talvez o mais apropriado, pois o tronco são 80% de água e mantém os locais hidratados em épocas de seca severa, além de fornecer remédios, abrigo e uma superfruta que supera a maioria dos outros em cálcio, vitamina C, potássio, e ferro, e eles podem até viver por mais de 3,000 anos.
08 - Salgueiro-chorão
Talvez uma das árvores mais emblemáticas, o Salgueiro-chorão é uma árvore muito comum em paisagens de água doce há milhares de anos. Mais do que bonita, esta árvore é conhecida por sua produção de salicina, que após sua descoberta levou à produção em massa de aspirina. Ironicamente, quando a chuva cai sobre seus longos galhos, eles se assemelham a gotas de lágrima, e foi assim que recebeu o nome de salgueiro-chorão.
09 - Figueira Estranguladora
Como o próprio nome diz, a Figueira Estranguladora tem este nome pela forma como sobrevive. Esta a árvore começa com uma semente incorporada nas fendas da casca de outras árvores, ou mesmo em uma rachadura nas paredes, ou nas ruas. À medida que cresce, aspira os nutrientes de sua planta hospedeira e os usa como suporte quando atinge a maturidade, como no caso de Angkor Wat, um lugar sagrado no Camboja onde o figo estrangulador ultrapassou as ruínas do templo.
10 - Gingko Biloba
Embora a maioria das pessoas conheça o Gingko Biloba apenas como um extrato ou pó de algum tipo para ajudar a suplementar a memória, há muito mais neles. As árvores de Ginkgo Biloba existem há um quarto de bilhão de anos e, como tal, são consideradas “fósseis vivos”. A árvore da foto abaixo tem 1,400 anos e está sendo cuidada pelos monges budistas no Templo Gu Guanyin, nas montanhas Zhongnan, na China.
11 - Árvores de bambu de Sagano
Esta floresta de bambu-verde-esmeralda está localizada nos arredores de Kyoto, no Japão. Talvez o fato mais estranho e interessante sobre essa floresta seja o som que ela produz. À medida que o vento varre suavemente as longas árvores de bambu escavadas, elas começam com o som de um fogo crepitante que se torna mais forte ao som de uma chuva suave. O som é tão venerado pelos caóticos habitantes da cidade que o governo o chamou de “som oficial do Japão” e que deve ser preservado.
12 - Oliveira
Não é de admirar que as oliveiras existam desde os tempos antigos, especialmente considerando quantas vezes o uso de seu óleo foi mencionado na Bíblia. No entanto, a maioria das pessoas não percebe que ainda existe até hoje oliveiras vivas que estavam crescendo até então! Como esta árvore, localizada no norte do Líbano e que se acredita ser um dos mesmos estandes de oliveiras de onde a pomba puxou um galho e voou de volta para a arca de Noé para indicar que a inundação havia terminado.