Drones e 1 Bilhão de Árvores

 

Ninguém vai proteger uma coisa com a qual não se importa, e ninguém vai se importar
com o que nunca experimentou.

David Attenborough

Drones e 1 Bilhão de Árvores

Jovens canadenses, graduados em ciência e engenharia, estão trabalhando no sonho de plantar um bilhão de árvores até 2028 utilizando drones.

Fundaram a empresa Flash Forest, que combina o uso de drones com vagens especialmente projetadas e um processo acelerado de germinação de sementes. Sua tecnologia pode plantar árvores 10 vezes mais rápido que um único trabalhador e a um custo 80% menor que os métodos tradicionais de plantio.

“Somos uma empresa canadense de reflorestamento que modifica os drones para disparar sementes de árvores que germinam rapidamente no solo. Combinamos tecnologia, software e ciência ecológica para superar os esforços tradicionais de plantio de árvores e acelerar rapidamente os esforços globais de reflorestamento. O nosso ambicioso objetivo é plantar 1 bilhão de árvores até 2028.”

Bryce Jones CEO

O Flash Forest incorpora o uso de um drone de elevação pesada, equipado com um dispositivo de lançamento pneumático, permitindo inserir as vagens de plantio no solo a uma profundidade ideal. Cada casulo de árvore feito sob medida contém no mínimo três sementes pré-germinadas, micorrizas, fertilizantes e ingredientes adicionais para o cultivo de plantas (que a equipe mantém em segredo).

Como as sementes são germinadas antes de serem inseridas no solo, o padrão de crescimento é uniforme e o sistema de enraizamento é robusto. Após o plantio, a equipe acompanhará o processo com um drone de pulverização para fornecer nitrogênio e outros nutrientes às mudas. Além disso, um drone de mapeamento adicional é usado para acompanhar o processo de crescimento das plantas.
A equipe espera plantar oito espécies diferentes para gerar ecossistemas saudáveis, além de plantar árvores suficientes para compensar as emissões de carbono na América do Norte.

Como funciona o sistema Flash Forest
"Iniciamos o projeto com o objetivo de compensar as emissões de carbono o suficiente para ter um impacto significativo e mensurável nas mudanças climáticas na próxima década. Trabalhamos em estreita colaboração com botânicos e especialistas em silvicultura e usamos a tecnologia de Mapeamento Multiespectral para selecionar os locais de plantio e fornecer dados valiosos sobre a saúde do ecossistema".

As vagens da Flash Forest usam menos água que os métodos tradicionais de plantio e podem ser criadas em grandes quantidades em apenas 30 dias. Isso permite que a equipe plante árvores muito mais rápido e com uma grande economia, em comparação ao uso de mudas que geralmente exigem de 12 a 24 meses em um viveiro antes que possam ser plantadas com sucesso.

"Este ano, plantamos oito espécies decíduas e coníferas nativas no sul de Ontário e podemos encher facilmente nossas vagens com sementes de praticamente qualquer espécie de árvore, com poucas exceções. É possível plantar qualquer flora que seja apropriada para um ecossistema em seu período sucessional.”

A tecnologia pode plantar árvores 10 vezes mais rápido que um único trabalhador e a um custo 80% menor que os métodos tradicionais de plantio. No projeto piloto, em outubro de 2019, foram plantadas 165 árvores em 3 minutos, com um drone apenas.

Inicialmente o projeto recebeu investimentos através de uma plataforma de crowdfunding. A equipe depende de financiamento adicional para a compra de equipamentos e aumentar sua capacidade de produção.
"O Reflorestamento Flash Forest é um campo extremamente matizado e, para que possamos levar essa tecnologia além das fronteiras internacionais, precisamos de financiamento. Queremos levar nossa tecnologia às florestas do Pacífico do Canadá, às florestas tropicais da Amazônia do Brasil e, finalmente, ao mundo. "


Com informações de: Flash Forest

Destaques

Mais Artigos

Também conhecida como árvore-do-chá, é originária da Austrália, onde tem sido usada há séculos...
(5386)

Fascinante, a Águia Harpia (Harpia harpyja) é uma espécie de ave de rapina endêmica da América do Sul e é...
(4340)