A natureza dando seu jeito!
Escondido da degradação ambiental, que é o estado do mundo no momento, surge esta boa notícia que vem na forma de um leopardo nublado, teoricamente extinto aproximadamente há a 30 anos.
O Leopardo Nublado Formosan (Neofelis nebulosa brachyura) é uma subespécie de leopardo nublado endêmico da Ilha de Taiwan. Sem ser visto na vida selvagem desde 1983, foi declarado extinto em 2013.
No entanto, de acordo com o Taiwan News , pesquisadores de Taiwan relutam em removê-lo da lista de espécies ameaçadas de extinção, mesmo com raras aparições, mas ocasionais, como recentemente um grupo de moradores que dizem ter visto um animal indescritível em duas ocasiões separadas em 2018.
Os nativos relataram ter visto mais de um leopardo caçando cabras em um penhasco no município de Daren, no Condado de Taitung, enquanto outro grupo relatou ter visto um perto de suas scooters antes de subir em uma árvore. Guardas florestais montaram uma patrulha em torno da vila Alangyi em junho passado, depois que os avistamentos foram relatados.
O leopardo se tornou um símbolo dos indicadores de conservação de Taiwan e é um espírito sagrado para a tribo Paiwan. O chefe disse que foi realizada uma reunião na aldeia para discutir os avistamentos e como impedir que forasteiros tentem caçá-los.
O Leopardo Nublado Formosa tem sido um belo mistério. Registros históricos do século XIII documentam os povos indígenas trazendo peles para o comércio em cidades portuárias como Tainan. No entanto, além do antropólogo japonês Torii Ryūzō , em 1900, não há registro de uma pessoa não indígena ter visto um leopardo ao vivo.
Atualmente está marcado como VUNERÁVEL na IUCNREDLIST.ORG.