Hortas urbanas, mais um excelente exemplo

 

A natureza não faz milagres, faz revelações.

Carlos Drummond de Andrade

Hortas urbanas, mais um excelente exemplo

A Horta Monteiro Lobato na região do Rio Bonito, no bairro Tatuquara em Curitiba, está transformando a vida de muitas pessoas: gerando empregos, alimentação saudável e senso de coletividade, melhorando a autoestima, a renda e a saúde mental das pessoas envolvidas.

O projeto começou em 2004, quando quatro famílias da região tiveram a iniciativa de criar uma horta num terreno que estava abandonado e cheio de entulho, de modo a criar algo para a comunidade.

A horta foi crescendo com o tempo e, quando estavam em torno de 15 famílias, criou-se uma parceria entre a Eletrosul, a Secretaria de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba e a Associação de Moradores do Rio Bonito. A Eletrosul contribui em dinheiro e com os terrenos, a Prefeitura compra as mudas das verduras e legumes, e a Associação repassa essas mudas para os horteiros. Pouco tempo depois o projeto ganhou o apoio do Fundo Diocesano de Solidariedade da Arquidiocese de Curitiba (FDS).

Com cerca de 30 mil metros quadrados, a horta comunitária atende hoje quase 200 famílias da região. Cada família tem seu espaço e guarda seus materiais em casa. As verduras e legumes produzidos servem para o sustento das famílias e também vão para doações.

Estrutura da SMAB na Adm. Regional do Tatuquara. - Na imagem, Sr. Antonio Garcia. Curitiba, 05/07/2017 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Natural de Assis Chateaubriand, o desempregado Antônio Garcia, 64 anos, vive em Curitiba há 30 anos. Da terra natal, no oeste do Paraná, ele guarda as lembranças do tempo em que trabalhava como boia-fria em lavouras de algodão e soja. “Não era um trabalho fácil, mas eu adorava ver as plantações crescendo e, depois, a colheita”, recorda. A saudade do contato com à terra, no entanto, deixou de existir há três anos, quando ele passou a cultivar legumes e verduras na Horta Comunitária Santa Rita IV, no bairro do Tatuquara.

Assim como seu Antônio, mais de 2 mil pessoas são beneficiadas pelas 14 hortas comunitárias que integram a Regional do Tatuquara da Prefeitura e que fazem parte do programa de Agricultura Urbana da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab). “As hortas são o principal programa da Secretaria na regional e o cultivo, feito por 447 famílias, se espalha, principalmente, em terrenos com linhões da Eletrosul na região”, explica Joelcio Ribas Maciel, chefe de Núcleo da Smab na Regional do Tatuquara.

De acordo com Delso Moretti, presidente da Associação de Moradores do Rio Bonito, que gerencia a horta, os horteiros são pessoas de baixa renda do bairro, aposentados e pessoas com problemas de saúde. “Algumas pessoas chegaram aqui com depressão e hoje não tomam mais remédio, porque o remédio deles foi mexer com a terra”, destacou.

Já o aposentado Antônio José da Silva, 60 anos, percorre pela manhã os canteiros para conferir como estão os pés de alface, rúcula, almeirão, mostarda, escarola, salsinha e cebolinha. Ele garante que, além de poder consumir alimentos frescos, a Horta está lhe trazendo outros benefícios, “a gente faz amizade e também eu me sinto mais jovem, pois eu vim da roça, lá de Umuarama, no Noroeste do estado”, recordou ele, que já pediu para a esposa, Maria, pensar nas saladas que serão preparadas com as hortaliças que serão colhidas.

Na gestão do prefeito Rafael Greca, já foram inauguradas quatro hortas comunitárias (Cajuru, Alto Boqueirão, Fazendinha e Pinheirinho), segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Luiz Gusi, que destaca: “Atualmente, são 27 áreas cultivadas por produtores urbanos, beneficiando mil famílias e cerca de 6,3 mil pessoas, entre agricultores, familiares e pessoas que ganham ou adquirem os alimentos das hortas”.


Fontes:
Prefeitura de Curitiba
Arquidiocese de Curitiba

Destaques

Mais Artigos

Também conhecida como árvore-do-chá, é originária da Austrália, onde tem sido usada há séculos...
(5386)

Fascinante, a Águia Harpia (Harpia harpyja) é uma espécie de ave de rapina endêmica da América do Sul e é...
(4340)